23 de junho de 2009

Le Bizarre.


Já se vão dois anos desde o convite que recebi para participar do Le Bizarre, grupo de música antiga (medieval, renascentista), contemporânea e negra.

Assisti ao grupo pela primeira vez em sua comemoração de 15 anos, numa apresentação no Conservatório. Eu, que já ouvia muitos comentários sobre a beleza do grupo e os de minha professora dizendo que eu deveria conhecer seu trabalho, já que estávamos trabalhando num repertório de músicas renascentistas, fiquei chocado, inquieto e emocionado durante a apresentação. Como disse outra vez, nos tempos do Pedra, Flor e Espinho: A alma da gente parece que desgruda!

Fiquei louco pra participar do grupo!
O repertório é fascinante: músicas de seiscentos, setecentos anos atrás, cantos de trabalho dos negros, canções de cavaleiros voltando das cruzadas, de reis, rainhas e palácios, canções folclóricas da Macedônia e Bulgária, uma oração em maia. Arranjos com três, quatro vozes tornando as músicas bonitas ao mesmo tempo em que garantindo uma sonoridade exótica e diferenciada. Um banho de informações históricas pra professor nenhum botar defeito (alguém aí sabia que o Rei Henrique VIII além de esposo de Ana Bolena também era músico? rs). E com muitas flautas, instrumento que sempre gostei [e ainda irei aprender].
Não tinha como não me apaixonar.



Hoje participamos do Projeto Teatro e Música nas escolas, em Pouso Alegre.
Duas apresentações, às 10h e às 19h.
Duas apresentações boas, mesmo com muita conversa do público e algumas falhas do grupo.

Mais que feliz e satisfeito com as apresentações, o que é bem comum, eu me sinto orgulhoso!
Orgulhoso por participar e poder honrar a camisa do Le Bizarre.

Sem exageros nem dramas, o Le Bizarre é o que mais amo, o que mais dá prazer e sentido pra minha vida e minha [vontade] de fazer arte.
Inevitável não citar agradecimentos e carinhos pra Marialba, coordenadora_professora_ orientadora_maestra.

Dois anos no grupo e minha alma continua a desgrugar!

2 comentários:

Rah - Lefol! :) disse...

Rafa Rafa Rafa! :) Não sabe como meu coração está apertado ao ler isto! Minha suadade só aumenta! E minha tristeza em estar faltando tanto aos ensaios também! São tempos complicados.. tempos em que o "mundo capitalista" me impede de exercer o que eu tanto gosto! rs. Não sabe como fico orgulhosa em ler isto! Eu, com meus 6 anos de Le Bizarre.. me sinto exatamente como você! Desde o primeiro dia em que ensaiei.. bem quietinha, morrendo de vergonha.. até hoje, quando participo dos ensaios.. minha alegria em ensaiar.. aumenta a cada dia! Meu orgulho por fazer parte desta turma tão brilhante! E a minha paixão por esta música exc~entrica, este repertório magnificamente exótico e lindo, só aumenta a cada dia que se passa! :) - Saudades! Saudades! e Saudades! "Uma vez bizarriana, pra sempre bizarriana" :) - Só tenho a dizer que: "Le Bizarre, é bÃO demaissssssssss da conta!"

Rosana Tibúrcio disse...

A pessoa falou que ia mostrar um vídeo da apresentação e tal.
Cadê?
Tenho tanta vontade de te ver no palco. Um dia inda te surpreendo...
Me aguarde!!!